quinta-feira, 5 de junho de 2014

Sandra Bréa


Um comentário:

ARMANDO MAYNARD disse...

SANDRA BRÉA: TALENTO e SENSUALIDADE (1952-2000).
Por Antonio Nahud.

Como o Brasil é um país sem memória, procuro resgatar do esquecimento nomes expressivos da nossa arte. Hoje acordei com SANDRA BRÉA na cabeça, tomando anotações no meu bloco à toda hora. Carioca, considerada símbolo sexual do país nas décadas de 1970 e 1980, ela chocou os fãs ao assumir publicamente, em agosto de 1993, que era soropositiva. Marginalizada após a confissão, afastou-se de tudo e de todos.

Sete anos de sofrimento e reclusão, morrendo praticamente sem voz, com muitas dores, insuficiência respiratória e febre. Faleceu de parada respiratória devido à complicações provocadas pela AIDS, aos 47 anos.
Ela iniciou sua carreira aos treze anos de idade, como modelo. Aos catorze, fazia teatro. Em 1970, foi trabalhar na Rede Globo, estreando na telenovela "Assim na Terra Como no Céu". Fez grande sucesso no clássico "O Bem Amado", de Dias Gomes, em 1973, como Telma, a filha do prefeito Odorico Paraguaçu. Em seguida, "Os Ossos do Barão", "Corrida do Ouro", "Escalada", "O Pulo do Gato", "Elas por Elas", "Ti Ti Ti" etc. Atuou em diversos programas humorísticos, musicais e peças teatrais. "Sandra e Miele", apresentado por ela com muito charme na Rede Globo, a partir de 1976, tornou-se um grande sucesso de crítica e audiência.

SANDRA BRÉA além de atuar, cantava e dançava bem. Muito bonita, posou nua diversas vezes para as revistas Status e Playboy, entre outras. Sua beleza também rendeu convites para pornochanchadas. Ela foi casada com o fotógrafo Antonio Guerreiro.